Os negócios de mídia ao redor do mundo estão enfrentando dificuldades, e não é diferente no Brasil. A Rede Globo, uma das maiores redes de televisão do país, também está passando por desafios para manter seus números tanto na TV fechada quanto na TV aberta. No entanto, enquanto a emissora principal da Globo está passando por apuros, outra empreitada da empresa está prosperando silenciosamente: a Globo Ventures.
A Diversificação da Família Marinho
A família Marinho, proprietária da Globo, percebeu a necessidade de diversificar suas estratégias e lucrar de outras formas além do negócio de televisão. Ao longo das décadas, eles conseguiram alcançar bilhões de reais através de negócios acessórios e investimentos bancários. Nos últimos anos, eles também passaram a investir em startups, um ramo extremamente rentável que casa com suas principais forças.
O Investimento em Startups
Nos últimos anos, várias startups brasileiras têm ganhado espaço no mercado, oferecendo diferentes tipos de serviços. Diante desse mercado cada vez mais robusto, a Globo Ventures começou a investir em diversas startups nacionais. Na última década, eles investiram em um total de 760 startups, através de diferentes fundos de investimentos.
A Globo Ventures atualmente atende 30 startups de alto impacto no país, como Quinto Andar, Pet Love, Stone, Rei do Pitaco, Buer, Enjoei e Olist. Além disso, o grupo também já investiu na RP e na Techfit, embora tenha realizado a saída desses dois negócios nos aportes anuais.
O grupo mantém uma média de investimentos que varia em torno de 20% de um ano para o outro. A ideia é investir constantemente em empresas brasileiras e até mesmo internacionais.
Leia Também: Como a China está comprando o nordeste brasileiro?
A Estratégia da Globo Ventures
Além do investimento financeiro direto, a Globo Ventures também elabora acordos que envolvem a exposição maciça das marcas durante a programação da Rede dos Marinhos. Essa modalidade é conhecida como “media for equity”. Através dela, as empresas cedem uma porcentagem do negócio em troca da exposição de suas marcas na programação dos canais Globo.
Com essa exposição maciça dentro da maior emissora do país, as startups conseguem alcançar uma grande fatia da população, o que tende a reverter em mais receita para as empresas e, consequentemente, em uma maior valorização do negócio como um todo.
A Globo Ventures afirma que a exposição pode gerar picos de acessos de até 50 milhões de pessoas nos sites ou aplicativos das empresas. No entanto, atualmente eles realizam a modalidade de “media for equity” somente nos negócios que já estão em estágio avançado, onde o faturamento anual supera R$ 300 milhões.
Para os negócios menores, a empresa pode investir cheques de até 10 milhões de dólares. Além disso, a gestora Supernova atua em parceria com a Globo e pode injetar até 1 milhão de dólares em startups em estágios iniciais.
O Papel da Globo Ventures
A Globo Ventures é liderada por Roberto Marinho Neto e conta com um grupo de 18 profissionais experientes em fundos de capital de risco, como Monashees e Kaszek. Esses profissionais prestam assessoria para as empresas investidas e fornecem dados de consumo e demografia.
De acordo com os dados recolhidos pela própria Rede Globo, o investimento da Globo Ventures concede mais do que apenas mídia. Os dados podem ajudar as empresas a venderem mais e a criarem produtos e serviços que atendem melhor os consumidores.
O Império Silencioso da Família Marinho
A Globo, silenciosamente, está abocanhando parte de um novo mercado que, para os leigos, não tem relação com seu negócio principal. No entanto, na prática, isso pode fazer com que a mídia seja apenas um detalhe no império da família Marinho.
Mesmo que a audiência dos canais Globo esteja diminuindo, ela ainda é muito relevante para o mercado. A exposição na Rede Globo pode impulsionar as startups a alcançarem mais pessoas e a venderem mais. O público tende a associar que se uma empresa anuncia nas redes tradicionais de TV, é um sinal de que o produto ou serviço é bom.
Conclusão
A Globo Ventures se tornou uma importante investidora no mercado de startups brasileiro. Com estratégias inovadoras, como a modalidade de “media for equity”, a empresa tem impulsionado o sucesso de diversas startups nacionais.
Com a exposição maciça na programação da Rede Globo, essas startups conseguem alcançar uma grande fatia da população, gerando mais receita e valorização para os negócios. Através da Globo Ventures, a família Marinho está diversificando seus investimentos e fortalecendo seu império.
É impressionante como a mídia pode ser apenas um detalhe em um grande negócio. A Globo está mostrando que, ao acompanhar as transformações empresariais e investir em novos mercados, é possível se manter relevante e lucrativo mesmo em um cenário desafiador.